Blog Müller & Prei

Fique por dentro das mais recentes informações sobre auditoria, consultoria e terceirização de serviços

24/10/2022

Principais diferenças entre Auditoria Interna e Externa

Redação Tempo de leitura: 8 minutos

Ferramentas essenciais para o desenvolvimento das empresas, a auditoria interna e externa possuem papéis similares dentro de todo o contexto que envolve o processo avaliativo de auditoria. No entanto, apesar de terem o objetivo final em comum e até confundirem muitos empresários por isso, há diferenças entre os dois modelos.

Enquanto uma analisa os controles internos da empresa, a outra tem o papel de aprimorar a imagem pública da organização, avaliando se todos os processos estão em conformidade.

Sendo assim, realizar as duas auditorias é uma forma de ter o acompanhamento do desenvolvimento da companhia e tornando-a competitiva dentro de um mercado cada vez mais acirrado. 

É por isso que neste conteúdo iremos te explicar as características de auditoria interna e externa, como são feitas e a importância de cada uma delas para o crescimento das empresas. Continue a leitura e saiba mais.

O conceito de auditoria

Antes de entrarmos na análise da auditoria interna e externa, vamos explicar rapidamente o que se entende por auditoria. 

De maneira resumida, auditoria significa um leque de ações com o objetivo de verificar se os procedimentos feitos pelas empresas estão dentro da lei. Elas são aplicadas em muitos setores das empresas, por diferentes profissionais. 

Com base no processo avaliativo realizado, os auditores trabalham para assegurar a credibilidade da organização.

O que é auditoria interna?

Trata-se de uma importante ferramenta de gestão, cujo principal objetivo é avaliar se todos os processos e regras da empresa estão sendo seguidas pelos funcionários com eficiência. Ela é realizada por um auditor interno, que por  meio de diversos procedimentos, realiza a avaliação de aspectos relevantes para a manutenção do trabalho da organização. 

Sendo assim, a auditoria interna é uma espécie de controle administrativo. Fornece uma visão mais clara a respeito do negócio, questionando, mostrando o que pode ser melhorado e o que deve ser aprendido com processos feitos de forma equivocada. 

Além disso, a auditoria interna serve como guia para que novos processos sejam colocados em prática nas empresas. Ela também estabelece a ação de prestação de contas e faz com que seja agregado valor à organização. 

Em outras palavras, a auditoria interna é uma gama de procedimentos eficazes para alinhar os colaboradores e, assim, garantir o cumprimento das políticas internas e diretrizes. 

Os benefícios da auditoria interna

Agora que explicamos o que é auditoria interna, você pode estar se perguntando quais são os benefícios desse procedimento, afinal de contas. Pois vamos a lista de algumas das principais vantagens que esse modelo de auditoria proporciona. 

Aplicação correta dos controles internos

Essa é uma das grandes vantagens da auditoria interna. Não adianta nada fazer investimento em controles internos se não forem bem utilizados, pois dessa forma a empresa não conseguirá alcançar as metas desejadas. A auditoria interna entra como uma ferramenta de avaliação das ações e instrumentos que estão sendo utilizados para esses controles. Então, melhorias são sugeridas para maior efetividade dos processos. 

Avalia se as normas estão sendo seguidas

Se por um lado o compliance determina quais normas precisam ser cumpridas dentro da organização e cria meios de fiscalizar isso, a auditoria interna tem o papel de avaliar se essas regras estão realmente sendo seguidas. Sendo assim, as duas ferramentas são essenciais para evitar problemas de falta de ética e corrupção dentro das empresas.

Confere o cumprimento das políticas

Assim como as normas, é importante que as políticas internas sejam seguidas à risca. A auditoria interna analisa se elas estão sendo colocadas em prática, tão quanto seus efeitos na empresa.

Consegue antecipar problemas

A partir das análises, a auditoria antecipa problemas que podem gerar grandes prejuízos e colocar a empresa em risco. Portanto, a ferramenta possibilita a identificação desses possíveis problemas, evitando que eles surjam e tornando mais brando o efeito deles. 

Traz possibilidades de melhorias em processos

A auditoria não se limita a identificar problemas, mas também identifica muitas possibilidades de melhorias em processos internos. Isso é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das empresas. 

Qual o conceito de auditoria externa?

Agora vamos abordar o outro lado da balança e falar sobre as características que envolvem a auditoria externa. 

Diferente da auditoria interna, a avaliação é feita por auditores independentes, ou seja, que não possuem nenhum vínculo com a empresa. Esses profissionais examinam de maneira minuciosa os registros financeiros da organização, para atestar a confiabilidade das informações dentro de um determinado período.

Através dessa análise, é possível descobrir se há algum problema de fraude, erro ou apropriação indébita. Após concluir a avaliação, a empresa receberá o parecer dos auditores independentes. Nesse documento estará a opinião do auditor de forma clara e objetiva sobre todos os aspectos das demonstrações contábeis. 

Sendo assim, em síntese, a auditoria externa tem como objetivo maior analisar a condição financeira da empresa e se todos esses processos estão dentro da lei, regulamentos e padrões no âmbito estadual e federal. 

Quais as vantagens da auditoria externa?

Depois de explicarmos o conceito de auditoria externa, agora  também vamos te mostrar alguns pontos dessa ferramenta que implicam na melhoria da gestão. Veja a seguir.

Análise dos demonstrativos financeiros

O processo de análise dos demonstrativos financeiros com detalhes pode levar até mesmo. Afinal, é preciso verificar todas as informações necessárias como estoques, entradas e saídas de recursos financeiros, compras de equipamentos , contas a pagar e por aí vai. No entanto, é com base nessas avaliações que o profissional será capaz de apontar os erros e sugerir melhorias. 

Mais segurança financeira  

As informações financeiras que recebem auditoria periodicamente tendem a ter mais veracidade. E isso porque um dos grandes objetivos da auditoria externa é inibir qualquer problema relacionado a erros futuros nas operações e fraudes. Essa segurança também garante que a empresa tenha mais confiabilidade no mercado. 

Melhorias dos controles internos

Como os auditores independentes não estão presentes no dia a dia da empresa, são capazes de analisar os processos de forma mais crítica e apontar as falhas nos registros, caso haja. Os auditores também podem identificar problemas internos que em breve poderão gerar grandes prejuízos. Assim, o gestor passa a ter uma visão mais clara do negócio e buscar aperfeiçoamento. 

Governança corporativa

Tomar melhores decisões, mais assertivas, fica mais fácil quando se tem dados confiáveis. Com essas informações em mãos, recebidas através das análises da auditoria externa, os gestores conseguem ter melhor entendimento do próprio negócio e buscarem novas possibilidades de investimentos. 

Mais facilidade para obter empréstimos

Já citamos anteriormente que a auditoria externa garante mais credibilidade e confiabilidade à organização. Esse fato só traz coisas positivas na relação com terceiros, pois passa a significar transparência nos negócios. Com isso, automaticamente, facilita o acesso aos fornecedores e conseguir alguns recursos de instituições financeiras, caso necessite. 

Tipos de auditoria interna e externa

A auditoria interna e externa são modelos possíveis de serem aplicados. No entanto, existem muitos tipos de auditorias dentro dessa divisão. Agora vamos te mostrar os mais importantes ou utilizados. 

  • Auditoria financeira: Essa auditoria se encarrega de garantir que registros de caixa e extratos estejam sempre em dia. Ela possibilita o controle financeiro, dá mais segurança aos controles internos e dificulta ações que comprometam a saúde financeira da companhia. 
  • Auditoria contábil: Esse tipo de auditoria faz uma averiguação de toda a documentação financeira da empresa. Realiza uma análise muito criteriosa com o intuito de verificar se tudo está sendo gerido dentro das leis. 
  • Auditoria Trabalhista: Um dos tipos mais procurados pelas empresas, pois o número de demandas trabalhistas é grande, significando problemas de gestão. É por isso que a auditoria trabalhista oferece todo um suporte aos processos de contratações e contratos de trabalho. 
  • Auditoria de Qualidade: A auditoria de qualidade avalia se as ações desempenhadas estão em sintonia com as condutas desenvolvidas pela empresa. Além disso, verifica se a organização está totalmente de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores. 

Como você pôde perceber, tanto auditoria interna quanto externa são importantes instrumentos de gestão para desenvolver e tornar as organizações com mais força competitiva no mercado. Uma empresa bem organizada e com todos os processos dentro das leis passa mais confiabilidade para clientes e outras companhias. 

Tem planos para implantar uma auditoria em sua empresa? A Muller & Prei tem experiência comprovada, fornecendo serviços de auditoria e consultoria a grandes empresas de variados segmentos.

 Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas e conheça nosso trabalho e as soluções que temos para o seu negócio.

Também acesso o nosso blog. Lá você vai obter muito mais informações relevantes sobre esse e outros temas. 

Gostaria de marcar uma
conversa gratuita com a
Müller & Prei?

Será uma satisfação atender você e sua
empresa. Conte com nosso time de
especialistas e garanta credibilidade,
segurança e maximização de resultados!

Conversar com um especialista

Veja também

Artigos mais recentes

24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira…

16/10/2023

Auditoria em Instituições de Ensino: entenda como funciona

Você sabe o que é  uma auditoria em instituições de ensino e seus objetivos? Essa ferramenta é essencial para garantir…

02/10/2023

Como fazer um planejamento tributário?

Diante das altas cargas tributárias no Brasil e uma legislação complexa, muitas empresas, independente do porte, apresentam dificuldades em manter…

28/09/2023

Auditoria em concessionária de veículos: qual a importância? 

A venda de carros é apenas a ponta de um iceberg. Isso porque a cada venda de automóvel há inúmeros…

11/09/2023

Fusões e Aquisições (M&A): Assessoria e consultoria

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e apenas aquelas empresas que enxergam além e que desenvolvem estratégias…

04/09/2023

Por que contratar uma auditoria independente?

Você sabe qual a importância da auditoria independente para as empresas? Essa ferramenta valiosa, de modo geral, serve para garantir…

Fale com um especialista (41) 30789-990