Qual a diferença entre due diligence e auditoria?
Você já deve ter ouvido falar no termo due diligence, mas sabe o significado? É um processo parecido com uma auditoria, mas tem objetivos diferentes e é usado para fins específicos.
A Müller & Prei preparou este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre due diligence. O que é? É utilizada para qual finalidade? Qual a diferença para uma auditoria? Como ela funciona?
Vem conosco que te explicaremos tudo!
O que é due diligence?
A due diligence é um processo aprofundado de análise de dados e de informações de uma empresa. Ela é comumente realizada quando há alguma negociação em torno dessa organização.
Digamos que você queira adquirir uma empresa ou fundir o seu negócio com outro. É fundamental saber como estão as contas do seu futuro parceiro.
Trata-se de um tipo de auditoria específica para isso. É utilizada em processos de fusão ou aquisição de uma determinada empresa.
Ela é como uma demonstração dos ativos e passivos da empresa para seus futuros investidores. Oferecendo uma base concreta de dados necessários para avaliar a aquisição.
Origem do termo due diligence
Uma tradução literal seria diligência prévia. Essa expressão já era utilizada legalmente em Portugal em meados do século XIX.
Entretanto, o termo ganhou mais impacto nos Estados Unidos nos anos 30, abarcando seu significado atual de análise prévia. A partir de um decreto americano de 1933, o US Securities Act, o processo se popularizou no meio empresarial para todos aqueles que desejassem realizar alguma aquisição ou venda organizacional.
Hoje em dia, é quase impossível não utilizar a due diligence para avaliar e assegurar essas negociações.
Diferença entre due diligence e auditoria
A due diligence e a auditoria parecem o mesmo processo, mas isso não é verdade. Eles são bem diferentes um do outro. Destacamos alguns pontos para explicar melhor isso:
- due diligence concentra-se em características avaliativas, a auditoria é tecnicamente contábil;
- due diligence tem como objeto a análise de risco, a auditoria não;
- due diligence é uma análise completa, utiliza todos os dados disponíveis e possíveis, a auditoria baseia-se em amostragem
Perceba que a diferença entre os dois processos é grande.
Quais são as vantagens da due diligence?
Essa ferramenta oferece vantagens que trazem confiança e segurança para a aquisição ou fusão de empresas.
Dentre estas vantagens, estão:
- Revela limitações operacionais e fraudes da empresa;
- Contribui na prevenção de riscos antes do negócio ser finalizado;
- Auxilia no reconhecimento de problemas financeiros;
- Levanta dados positivos e negativos de todos os setores da empresa;
- Serve como suporte para idealização de um planejamento financeiro futuro;
- Apresenta uma visão concreta sobre possíveis oportunidades futuras;
- Amplia a visão sobre o futuro da organização a médio e longo prazo;
Como funciona o processo de due diligence?
Primeiramente, é preciso coletar o máximo de dados possíveis sobre a situação da empresa.
informações necessárias para due diligence
Vimos nos parágrafos anteriores que esse processo visa uma análise completa da empresa. Para esse diagnóstico minucioso e detalhado, são necessárias informações de todos os setores da organização.
Alguns dados importantes para uma due diligence:
- Informações sobre empréstimos, fundos e dívidas da empresa;
- Os ativos e os passivos da organização;
- Dados previdenciários, trabalhistas e jurídicos;
- Informações fiscais e contábeis;
Obtendo essas informações, é possível realizar uma análise robusta da situação financeira, fiscal e patrimonial da empresa, assim como apontar os riscos da negociação.
Depois existem algumas etapas que devem ser seguidas.
Reunião de objetivos
Essa primeira etapa visa estabelecer os objetivos e os dados que a parte interessada está solicitando.
Contrato de confidencialidade
É importante durante a due diligence que os profissionais contratados que tenham acesso à informações confidenciais assinem este termo. Evitando vazamentos e garantindo respaldo jurídico caso algum dado venha a público.
Criação de uma equipe
A empresa analisada precisa montar uma força-tarefa com profissionais das mais diversas áreas da organização para que o levantamento de dados seja realizado com perfeição.
É fundamental que o auditor contratado tenha um ótimo relacionamento com os funcionários e que a comunicação entre as partes seja transparente para que nenhuma informação seja perdida ou ocultada.
levantamento de dados
Este é um processo longo e trabalhoso. É preciso que haja uma compilação das informações de todos os setores da empresa.
Construção do relatório
Os dados reunidos serão valiosos para que os auditores possam analisar oportunidades e riscos e construir o relatório, oferecendo suas visões sobre a transação.
Tomada de decisão
Com o relatório em mãos, os envolvidos na negociação podem avaliar concretamente a realidade da empresa.
Com um processo de due diligence, a parte interessada terá dados confiáveis e transparentes e estará pronta para tomar a sua decisão. Tudo baseado em informações verdadeiras e honestas.
Como a Müller & Prei pode ajudar a sua empresa?
Realizar uma due diligence parece complicado, e é mesmo. Este processo extremamente minucioso precisa ser realizado pelos melhores auditores do mercado.
A Müller & Prei possui 40 anos de experiência em due diligence e auditoria. Nossa equipe é especializada e trabalha com as ferramentas de auditoria mais modernas.
Tudo isso para oferecer o melhor serviço possível para você e sua empresa.
Quer realizar a compra de uma empresa ou uma fusão? Precisa de uma auditoria interna ou externa na sua organização? Entre em contato conosco e agende uma reunião.