Diferença entre Auditoria Interna e Auditoria Externa
Existem dois tipos de auditorias que podem ser colocadas em prática nas empresas: a auditoria interna e a auditoria externa.
Em um contexto geral, elas são ferramentas essenciais para o crescimento das empresas, capazes de fazer uma avaliação minuciosa e indicar se todos os processos estão respeitando a lei.
Portanto, é importante que você busque esses serviços para deixar sua organização em situação regular, cumprindo todas as normas que precisam ser seguidas para o funcionamento saudável do negócio.
Neste conteúdo, abordaremos a importância e diferenças entre auditoria interna e externa. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.
O que são as auditorias?
Primeiro vamos entender o conceito de auditoria e suas funções para as companhias.
Auditoria é entendida como um conjunto de ações, tendo o objetivo de analisar se os procedimentos adotados pela empresa estão sendo bem feitos, de acordo com a legislação.
Existem vários tipos de auditorias. São executadas em diferentes setores da empresa, por diversos profissionais auditores, dependendo da área auditada. Entretanto, todos os tipos estão divididos em auditoria interna e auditoria externa.
Importância geral das auditorias
As auditorias são ferramentas que, através de uma averiguação detalhada, conseguem identificar inúmeros problemas como, por exemplo, de fraude.Essa análise também é feita nos controles internos da empresa.
Depois desse trabalho de conferência, um relatório é gerado pelo auditor. No documento contém descrito tudo o que foi analisado, apontando os erros e soluções para a resolução dessas questões.
Em outras palavras, trata-se de um trabalho para corrigir tudo aquilo que pode causar grandes prejuízos à organização. Isso é desenvolvido tanto na auditoria interna quanto na auditoria externa.
O que é auditoria interna?
Esse tipo de auditoria é realizada por funcionários da própria empresa. Tem como finalidade atender as necessidades da administração, verificando se todos os procedimentos e controles internos estão seguidos.
Dessa forma, é capaz de fazer o aperfeiçoamento desses processos, sem se restringir a apenas áreas financeiras. Quem define o auditor é a própria empresa. Como é um trabalho que exige bastante atenção ,geralmente é indicado para essa função algum colaborador especialista da área.
O auditor tem a preocupação de fazer a prevenção de eventuais fraudes. A auditoria interna é realizada de forma contínua e pode se destacar como uma espécie de consultoria na empresa.
O que é auditoria externa?
Ao contrário da interna, a auditoria externa é feita por um profissional auditor independente. Isso quer dizer que não faz parte do quadro de colaboradores da empresa. é normal muitas empresas de grande porte optarem pela auditoria externa, por acreditarem em
Tem o objetivo de analisar se todos os processos contábeis estão em conformidade. Significa que o auditor assegura, ou não, a veracidade das informações financeiras da organização.
Além disso, ela pode certificar a empresa em relação a alguma norma. Por exemplo: uma empresa terceirizada é contratada para analisar os requisitos que são estabelecidos por alguma norma e, desse jeito, conseguir um certificado de conformidade para um programa de compliance.
E por ser um auditor sem qualquer tipo de vínculo com a empresa, o processo pode passar ainda mais veracidade sobre a segurança de processos da organização. Inclusive, é por isso que muitas empresas de grande porte optam pela auditoria externa. Acreditam que traz mais credibilidade.
Diferenças entre auditoria interna e externa
Como você pôde perceber anteriormente, a principal diferença entre as duas formas de auditoria é que uma é realizada por funcionários da organização e a outra por auditores independentes, fornecendo um relatório com as devidas medidas a serem tomadas para melhorar as questões apontadas.
No entanto, há mais diferenças entre elas que podemos elencar. Veja a lista que fizemos com algumas delas.
Auditoria interna características:
- Geralmente não é apenas sobre as questões financeiras. Avalia de forma geral os processos da empresa
- Possui perfil preventivo, observando se normas que impedem fraudes e subornos estão sendo seguidas
- Deve ser o mais independente possível, porém está sob o controle da administração da empresa
- Trabalho contínuo
Auditoria externa características:
- Tende a verificar a veracidade dos dados financeiros
- Função de diagnosticar, entender se os processos corretos estão sendo aplicados internamente
- É aplicada de forma independente
- Trabalho feito semestralmente ou anual
importância da auditoria interna e externa nas empresas
Começamos esse tópico deixando claro que os dois tipos de auditoria são importantes para a sua empresa se desenvolver de maneira saudável e atingir resultados melhores. Cada uma cumpre funções diferentes e essenciais.
Se por um lado a auditoria interna tem a proposta de fazer um alinhamento entre funcionários e as normas internas da empresa, a externa visa verificar a transparência do negócio perante a legislação.
Portanto, ambas se complementam. Com as auditorias aplicadas e seguindo as recomendações de cada uma delas, sua empresa tem muito mais possibilidade de enfrentar a competitividade no atual mercado acirrado.
–
Agora que você já sabe a importância da auditoria interna e externa, aplique em sua empresa para melhores resultados. Nós da Muller & Prei podemos te ajudar. Possuímos ferramentas de auditoria independente com a mais alta tecnologia. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.