Como o processo de due diligence funciona?
Você por acaso sabe o que significa e como funciona a due diligence? Trata-se de ferramenta cada vez mais essencial em situações de transações societárias e aquisições de empresas.
A prática tem como função realizar análises minuciosas e complexas com o objetivo de diagnosticar riscos futuros em diversas áreas das empresas. Em outras palavras, se torna uma ferramenta importante para empresários que possuem planos fazer um investimento em outra companhia.
Para saber mais como funciona esse importante processo e o que significa due diligence, continue a leitura deste artigo.
O que é a due diligence?
O termo em inglês, que traduzido para o português significa “diligência devida”, é um trabalho de análise para captar diversos tipos de informações sobre uma empresa que logo pode firmar parceria com outra organização, ser adquirida ou integrada.
Os dados levantados são para evitar prejuízos futuros como situações de fraude. Por isso que nesse processo são analisadas atentamente informações a respeito da contabilidade, patrimônio, questões jurídicas, atividades, tecnologia, procedimentos adotados, recursos humanos e muito mais.
É a partir do resultado desse trabalho minucioso, feito por profissionais capacitados, que será feita a análise para decidir se vale ou não fechar o determinado negócio
Ressaltando que, apesar de muitas vezes ser confundido com alguma auditoria, a função do due diligence é diferente. As auditorias possuem a função de adequar as empresas de acordo com a lei. Já a due diligence, atua na investigação sobre a situação da empresa antes de algum negócio ser fechado.
Outro ponto a ser esclarecido: apesar da due diligence ser um trabalho de caráter investigativo, não pode ser forçado e é realizado de forma aberta. Até porque, para que o processo seja feito, é preciso que os profissionais tenham acesso a uma série de documentos que constem as informações necessárias.
Agora vamos entender como, de fato, funciona a due diligence.
Como funciona o processo de due diligence?
O primeiro passo é montar um time para desempenhar esse trabalho ou contratar uma empresa de consultoria especializada.
Se você escolher a primeira alternativa, é recomendado organizar uma equipe multidisciplinar com, por exemplo, contadores, administradores, advogados e mais profissões que você considere essencial. Também Preze sempre por profissionais experientes para desempenhar essa função.
Depois de decidir essas questões, vamos para a primeira parte do trabalho: análise inicial. Serve para dar um panorama geral do cenário no qual será feita a análise e começar a ter relação com funcionários da empresa em análise. É através dessa primeira impressão que estratégias serão definidas.
Depois é que o due diligence realmente começa, quando os profissionais têm acesso a vários documentos que contém os dados essenciais para o embasamento de todo o trabalho, até a conclusão.
Dentre os documentos inclui: contrato social, informações sobre ativos e passivos, dados sobre a contabilidade, atas de reuniões, consulta a órgãos públicos entre outros.
Após analisar de forma cuidadosa e atenta toda a documentação, é produzido pela equipe um relatório final apontando problemas encontrados, possíveis riscos e também pode ter as soluções para resolver essas questões.
Tipos de due diligence
Não há apenas um foco no trabalho de due diligence. Existem muitos possíveis, sendo que um não exclui o outro. Veja agora como funciona cada tipo de due diligence.
Due diligence contábil e fiscal
O foco dessa análise são os impostos que incidem sobre as atividades que a organização exerce. Para isso, são analisados, principalmente, os documentos fiscais. Essa averiguação deve ser realizada com base no atual cenário, fazendo uma perspectiva futura a partir disso.
Due Diligence financeiro
A análise feita no due diligence financeiro é focada nas despesas , receitas e patrimônios que a empresa possui. Aqui é feito um levantamento para saber o fluxo de caixa, o potencial de ganhos, dívidas, os bens, passivos e os custos administrativos.
Due diligence trabalhista
O due diligence trabalhista tem como objetivo identificar possíveis riscos de natureza trabalhista. Salientando que isso envolve não só os processos atuais, mas também contratações e práticas que podem gerar prejuízos futuramente.
Due diligence jurídico
Esse trabalho é um processo feito por advogados para averiguar os passivos judiciais da empresa analisada. Nesse caso, as áreas incluídas são aquelas que podem haver passivo trabalhista como a tributária, trabalhista, comercial, previdenciária entre outras.Também são avaliadas as condutas da empresa que podem acarretar em riscos jurídicos
Due diligence imobiliário
Esse tipo é realizado para a aquisição de algum imóvel. Envolve a diminuição de risco durante o processo e é feito por profissionais do direito imobiliário. São feitas análises profundas de todos os documentos do imóvel, a fim de descobrir se há processos administrativos ou judiciais.
Due diligence Valuation
Esse é o due diligence que faz a análise do preço da companhia que está sendo comprada ou integrada ao seu negócio. Permite o entendimento se o valor, de acordo com todas as averiguações realizadas, está de acordo com as condições da empresa.
Due diligence ambiental
O due diligence ambiental verifica se há possíveis riscos ao meio ambiente ligado aquela empresa que está sendo analisada. Além disso, pode verificar as condições de determinada região, se caso houver algum interesse em instalar alguma unidade industrial ou explorar os recursos.
Está com planos de adquirir uma empresa ou integrá-la ao seu negócio, nós desenvolvemos o serviço de due diligence, reconhecido, nos mais diversos focos.Temos experiência comprovada com grandes empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.