Blog Müller & Prei

Fique por dentro das mais recentes informações sobre auditoria, consultoria e terceirização de serviços

03/11/2022

Conheça as principais vantagens de contratar uma auditoria trabalhista

Redação Tempo de leitura: 5 minutos

A maioria das empresas priorizam ter uma auditoria trabalhista justamente para que não tenham problemas futuros com a legislação trabalhista. São inúmeras as leis a serem cumpridas rigorosamente e por sofrerem alterações frequentemente, elas exigem muito investimento e tempo para acompanhar todas essas mudanças. 

Então, para que se evite multas e condenações na justiça, a auditoria é extremamente necessária para evitar prejuízos, além de oferecer segurança jurídica à organização. 

Mas antes de começarmos a falar sobre as vantagens de contratar uma auditoria trabalhista, precisamos entender de fato como funciona e para que serve. Sendo assim, a Muller & Prei elaborou esse artigo para você entender melhor sobre esse tema.

O que é auditoria trabalhista?

Digamos que você esteja com alguma irregularidade dentro da empresa, mas a sua demanda é tão grande, que está correndo riscos de negligenciar os direitos trabalhistas de seus funcionários. Já imaginou passar por essa situação?

Uma atitude dessa, mesmo que sem a intenção de manchar o nome e a reputação da empresa, pode gerar prejuízos muito altos e acabar comprometendo a saúde da corporação. Por isso, a auditoria trabalhista é uma excelente ferramenta para identificar potenciais riscos dentro da organização.

A auditoria visa prevenir problemas administrativos e jurídicos às questões trabalhistas. Com o objetivo de implementar medidas para melhorar o clima organizacional, a auditoria trabalha com a investigação e controle das rotinas diárias para detectar possíveis fragilidades nos procedimentos operacionais, minimizar ou eliminar obstáculos constatados e sugerir medidas, quando necessário, de acordo com as leis trabalhistas vigentes. 

A finalidade deste recurso, consiste em um trabalho preventivo e de auto análise para um planejamento estratégico efetivo que auxilia a área de Recursos Humanos na busca da excelência e da execução de suas obrigações e processos organizacionais. Este serviço garante monitoramento de qualidade, tanto no atendimento das rotinas processuais quanto nas legais dentro das organizações.

O trabalho dos auditores tem como finalidade averiguar se a empresa está em cumprimento às normas legais. Com base na legislação trabalhista, são analisados os processos de:

  • Folha de pagamento (horas extras, vale-refeição, vale-transporte, adicional noturno, banco de horas, férias, etc.)  
  • Admissão;
  • Jornada e duração de trabalho;
  • Processos de demissão;
  • Adequação do contrato de trabalho;
  • Terceirizações;
  • Adoção de medidas que visem evitar e eliminar os riscos, inclusive com a implementação de políticas;
  • Reclamatórias trabalhistas;
  • Adequação às normas que regulam o meio ambiente de trabalho;
  • Encargos sociais e previdenciários;
  • Medidas preventivas em relação a acidentes.

Conheça 4 vantagens de contratar uma auditoria trabalhista

Mão aponta para a tela de um notebook que contém gráficos

Ao contratar uma auditoria trabalhista, é possível trazer inúmeras vantagens e benefícios para empregados e empregadores dentro de uma empresa. Aqueles que investem na auditoria, trazem resultados positivos impactando diretamente na organização dos processos internos. Além disso, identifica pontos que possivelmente podem gerar riscos para a organização.

Dentre as vantagens da auditoria trabalhista, podemos destacar:

1. Criação de boas práticas

A partir da análise das documentações e da detecção das irregularidades, a auditoria promove ações benéficas para o desenvolvimento da organização, de acordo sempre com os comandos legais. 

Com a implementação de novas práticas, conforme a legislação trabalhista, o auditor cria um mapeamento de ações, que passarão a ser exigidas a longo prazo, apontando e orientando melhorias para que evite problemas e passivo trabalhista.

2. Melhoria da imagem da empresa

No momento em que a empresa melhora a imagem no mercado, ela tende a crescer positivamente quando se preocupa com a legislação trabalhista. 

A organização quando é bem vista, ganha confiança por parte de seus colaboradores, clientes e investidores. Também aumenta a credibilidade do negócio, além de se tornar um importante diferencial na área de atuação. Afinal, quando se age com transparência e respeito a todos, certamente será reconhecido por fazer bons negócios.

3. Estabelecimento de prioridades e planos de ações

A criação de um plano de ação bem definido, faz alavancar a produtividade da sua equipe e por consequência, o seu lucro.

A partir das demandas mais urgentes, a auditoria trabalhista estabelece planos para minimizar os riscos e não impactar negativamente em diversas esferas dentro da empresa.

Com a identificação de uma importante estratégia, irá estabelecer ações de qualidade e melhorias na rotina de trabalho.

4. Minimiza problemas com fiscalização 

Devido à legislação trabalhista ser olhada com mais atenção trazendo transparências necessárias para eliminar as irregularidades, traz uma diminuição significativa de riscos que podem ser prejudiciais à reputação da empresa. 

Diminui erros dentro da empresa e incentiva os funcionários a se alinharem com os valores da corporação e seguirem normas. Aumentando assim as chances de sucesso no processo como um todo..

Escolha a Muller & Prei para fazer a sua auditoria trabalhista

Somos uma empresa com profissionais altamente qualificados, que estão em constante desenvolvimento, para atender todos os nossos clientes com agilidade, pontualidade e qualidade nos resultados. Possuímos serviços em diversas áreas, como: contábil, trabalhista, previdenciária, de controle internos, consultoria jurídica, tributária e societária.

Oferecemos soluções consideráveis para os problemas dos nossos clientes e garantimos transparência e segurança através de nossas auditorias. Para mais informações, entre em contato conosco e agende uma reunião!

Gostaria de marcar uma
conversa gratuita com a
Müller & Prei?

Será uma satisfação atender você e sua
empresa. Conte com nosso time de
especialistas e garanta credibilidade,
segurança e maximização de resultados!

Conversar com um especialista

Veja também

Artigos mais recentes

24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira…

16/10/2023

Auditoria em Instituições de Ensino: entenda como funciona

Você sabe o que é  uma auditoria em instituições de ensino e seus objetivos? Essa ferramenta é essencial para garantir…

02/10/2023

Como fazer um planejamento tributário?

Diante das altas cargas tributárias no Brasil e uma legislação complexa, muitas empresas, independente do porte, apresentam dificuldades em manter…

28/09/2023

Auditoria em concessionária de veículos: qual a importância? 

A venda de carros é apenas a ponta de um iceberg. Isso porque a cada venda de automóvel há inúmeros…

11/09/2023

Fusões e Aquisições (M&A): Assessoria e consultoria

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e apenas aquelas empresas que enxergam além e que desenvolvem estratégias…

04/09/2023

Por que contratar uma auditoria independente?

Você sabe qual a importância da auditoria independente para as empresas? Essa ferramenta valiosa, de modo geral, serve para garantir…

Fale com um especialista (41) 30789-990