Blog Müller & Prei

Fique por dentro das mais recentes informações sobre auditoria, consultoria e terceirização de serviços

11/11/2022

Auditoria trabalhista: como ela pode beneficiar sua empresa

Redação Tempo de leitura: 4 minutos

Quer saber como identificar os riscos trabalhistas da sua empresa e garantir uma boa gestão para o seu negócio? Contratar uma auditoria trabalhista é a melhor opção para eliminar riscos, aprimorar os processos e promover o crescimento saudável da organização. 

A auditoria trabalhista nada mais é do que uma ferramenta utilizada para analisar os processos do seu negócio, com o objetivo de verificar o efetivo cumprimento das obrigações trabalhistas e apresentar práticas para evitar prejuízos. 

Quando uma companhia executa de maneira errônea procedimentos na contratação ou nas execuções de contratos de trabalhos, ela abre brechas para sofrer ações judiciais e prejudicar a saúde financeira da empresa. Mas com a auditoria, ao notar possíveis falhas realizadas nos setores, torna-se possível implementar medidas e criar melhores mecanismos para estar de acordo com a Lei.

Confira a partir de agora os benefícios da auditoria trabalhista, e aumente a produtividade e segurança do seu negócio. Acompanhe esse conteúdo até o final e saiba mais.

Benefícios da auditoria trabalhista

Devido ao complexo conteúdo das leis trabalhistas e de suas mudanças ao longo do anos, são inúmeras irregularidades que podem ser evitadas com a ajuda de uma auditoria. Com ajuda dos auditores contratados, deve ser feito um raio x das atividades para prevenir irregularidades desnecessárias. Podemos destacar:

  • Admissão e demissão;
  • Folha de pagamento;
  • Segurança e medicina do trabalho; 
  • Encargos sociais e previdenciários;
  • Jornada de trabalho;
  • Benefícios;
  • Reclamatórias trabalhistas.
  • Análise das normas internas com relação a horas extras, intervalos, banco de horas, férias, etc.

Ao realizar uma auditoria trabalhista, você passa a conhecer seu negócio de ponta a ponta e tem chances de conseguir bons resultados no início do processo. Visto que após a identificação ou a prevenção dos erros pode impactar diretamente na rotina interna da empresa e gerar mais efetividade do trabalho e satisfação dos empregados.

Mulher branca sorrindo ao ler uma folha

 Muitos são os pontos onde a auditoria tem eficácia garantida, dentre as principais são:

  • Revela o oculto;
  • Criação de boas práticas;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Prevenção de ações trabalhistas;
  • Redução ou eliminação de multas;
  • Autofiscalização da empresa;
  • Estabelecimento de prioridades e ações efetivas;
  • Criação de mecanismos e ações benéficas;
  • Qualificação da equipe;
  • Atratividade para investimentos.

Além disso ao contratar uma auditoria, com a capacidade de averiguar todas as diretrizes da legislação e garantir maior segurança jurídica, também pode precaver os seguintes problemas:

  • Acidente de trabalho;
  • Assédio moral e sexual;
  • Horas extras;
  • Descontos e benefícios indevidos;
  • Aplicação de penalidades disciplinares.

As empresas, mesmo as mais organizadas, passam por diversos problemas quando se trata de gestão de negócios. Mas quando conhecemos de fato a nossa corporação, juntamente com uma auditoria trabalhista, temos o poder de identificar tudo o que está em desacordo com a lei, os riscos e como corrigir a tempo.

Com isso, a partir da implementação de medidas e mudanças na rotina, pode alavancar a produtividade da equipe, e por consequência, o lucro. Afinal, se você age com transparência e segurança, você certamente será um bom parceiro nos negócios.

A Muller & Prei pode te ajudar?

Quer conhecer mais sobre auditoria trabalhista para impulsionar o seu negócio e amenizar possíveis falhas ou problemas? Nós podemos ajudar você.

O nosso escritório tem a missão de oferecer estratégias  visando atender às necessidades e negócios específicos, com foco na segurança e geração de valor aos nossos clientes.

Com uma equipe multidisciplinar de sócios e colaboradores com experiências acumuladas de mais de 40 anos. Nosso compromisso é entregar soluções que tragam segurança jurídica, conforto, lucro, e consequentemente, a transformação das relações de trabalho. Para mais informações, entre em contato conosco e saiba mais.

Gostaria de marcar uma
conversa gratuita com a
Müller & Prei?

Será uma satisfação atender você e sua
empresa. Conte com nosso time de
especialistas e garanta credibilidade,
segurança e maximização de resultados!

Conversar com um especialista

Veja também

Artigos mais recentes

24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira…

16/10/2023

Auditoria em Instituições de Ensino: entenda como funciona

Você sabe o que é  uma auditoria em instituições de ensino e seus objetivos? Essa ferramenta é essencial para garantir…

02/10/2023

Como fazer um planejamento tributário?

Diante das altas cargas tributárias no Brasil e uma legislação complexa, muitas empresas, independente do porte, apresentam dificuldades em manter…

28/09/2023

Auditoria em concessionária de veículos: qual a importância? 

A venda de carros é apenas a ponta de um iceberg. Isso porque a cada venda de automóvel há inúmeros…

11/09/2023

Fusões e Aquisições (M&A): Assessoria e consultoria

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e apenas aquelas empresas que enxergam além e que desenvolvem estratégias…

04/09/2023

Por que contratar uma auditoria independente?

Você sabe qual a importância da auditoria independente para as empresas? Essa ferramenta valiosa, de modo geral, serve para garantir…

Fale com um especialista (41) 30789-990