Auditoria trabalhista: como ela pode beneficiar sua empresa
Quer saber como identificar os riscos trabalhistas da sua empresa e garantir uma boa gestão para o seu negócio? Contratar uma auditoria trabalhista é a melhor opção para eliminar riscos, aprimorar os processos e promover o crescimento saudável da organização.
A auditoria trabalhista nada mais é do que uma ferramenta utilizada para analisar os processos do seu negócio, com o objetivo de verificar o efetivo cumprimento das obrigações trabalhistas e apresentar práticas para evitar prejuízos.
Quando uma companhia executa de maneira errônea procedimentos na contratação ou nas execuções de contratos de trabalhos, ela abre brechas para sofrer ações judiciais e prejudicar a saúde financeira da empresa. Mas com a auditoria, ao notar possíveis falhas realizadas nos setores, torna-se possível implementar medidas e criar melhores mecanismos para estar de acordo com a Lei.
Confira a partir de agora os benefícios da auditoria trabalhista, e aumente a produtividade e segurança do seu negócio. Acompanhe esse conteúdo até o final e saiba mais.
Benefícios da auditoria trabalhista
Devido ao complexo conteúdo das leis trabalhistas e de suas mudanças ao longo do anos, são inúmeras irregularidades que podem ser evitadas com a ajuda de uma auditoria. Com ajuda dos auditores contratados, deve ser feito um raio x das atividades para prevenir irregularidades desnecessárias. Podemos destacar:
- Admissão e demissão;
- Folha de pagamento;
- Segurança e medicina do trabalho;
- Encargos sociais e previdenciários;
- Jornada de trabalho;
- Benefícios;
- Reclamatórias trabalhistas.
- Análise das normas internas com relação a horas extras, intervalos, banco de horas, férias, etc.
Ao realizar uma auditoria trabalhista, você passa a conhecer seu negócio de ponta a ponta e tem chances de conseguir bons resultados no início do processo. Visto que após a identificação ou a prevenção dos erros pode impactar diretamente na rotina interna da empresa e gerar mais efetividade do trabalho e satisfação dos empregados.
Muitos são os pontos onde a auditoria tem eficácia garantida, dentre as principais são:
- Revela o oculto;
- Criação de boas práticas;
- Melhoria da imagem da empresa;
- Prevenção de ações trabalhistas;
- Redução ou eliminação de multas;
- Autofiscalização da empresa;
- Estabelecimento de prioridades e ações efetivas;
- Criação de mecanismos e ações benéficas;
- Qualificação da equipe;
- Atratividade para investimentos.
Além disso ao contratar uma auditoria, com a capacidade de averiguar todas as diretrizes da legislação e garantir maior segurança jurídica, também pode precaver os seguintes problemas:
- Acidente de trabalho;
- Assédio moral e sexual;
- Horas extras;
- Descontos e benefícios indevidos;
- Aplicação de penalidades disciplinares.
As empresas, mesmo as mais organizadas, passam por diversos problemas quando se trata de gestão de negócios. Mas quando conhecemos de fato a nossa corporação, juntamente com uma auditoria trabalhista, temos o poder de identificar tudo o que está em desacordo com a lei, os riscos e como corrigir a tempo.
Com isso, a partir da implementação de medidas e mudanças na rotina, pode alavancar a produtividade da equipe, e por consequência, o lucro. Afinal, se você age com transparência e segurança, você certamente será um bom parceiro nos negócios.
A Muller & Prei pode te ajudar?
Quer conhecer mais sobre auditoria trabalhista para impulsionar o seu negócio e amenizar possíveis falhas ou problemas? Nós podemos ajudar você.
O nosso escritório tem a missão de oferecer estratégias visando atender às necessidades e negócios específicos, com foco na segurança e geração de valor aos nossos clientes.
Com uma equipe multidisciplinar de sócios e colaboradores com experiências acumuladas de mais de 40 anos. Nosso compromisso é entregar soluções que tragam segurança jurídica, conforto, lucro, e consequentemente, a transformação das relações de trabalho. Para mais informações, entre em contato conosco e saiba mais.