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24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Redação Tempo de leitura: 8 minutos

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira de uma empresa. A sua elaboração pode ter grande influência nas decisões de gestores, investidores e até na definição do melhor caminho estratégico para o negócio.  

Se você deseja saber mais sobre o laudo PPA, siga a leitura deste artigo. Através dele, iremos explicar as características dessa importante ferramenta para o cenário empresarial e sua importância. 

Então, venha com a Muller & Prei para mergulhar nesse assunto. Está preparado?

O que é Laudo PPA?

O laudo PPA, cuja sigla vem do inglês Purchase Price Allocation (Alocação de Preço de Compra) é um documento de requisito obrigatório para todas as empresas que adquirem outras companhias. 

Esse instrumento contábil tem como principal objetivo, alocar o preço pago na aquisição entre os ativos tangíveis e intangíveis da empresa adquirida, e determinar o eventual goodwill (ágio) gerado na operação. Essa é uma etapa crucial para garantir que as demonstrações financeiras da organização compradora sejam mostradas de maneira transparente e justa o valor de ativos e passivos adquiridos, bem como é obrigatório também para fins de aproveitamento fiscal do ágio s/ rentabilidade futura, sendo exigido pela Receita Federal do Brasil.

Além disso, é um processo fundamental para que as empresas estejam de acordo com as leis contábeis internacionais. Resumindo: o laudo PPA é indispensável para empresas que passam por processos de fusões e aquisições possam integrar de maneira eficaz e transparente seus novos ativos, bem como para aquelas que pretendem utilizar os benefícios fiscais do ágio gerado nas aquisições.

Quais os objetivos do laudo PPA?

O laudo PPA pode apresentar diversos propósitos cruciais para a sua empresa. Veja abaixo algumas das principais finalidades dessa importante ferramenta empresarial. 

Transparência contábil e financeira

O laudo ajuda a garantir que o valor dos ativos e passivos adquiridos seja representado de forma justa e transparente nas demonstrações financeiras.

Conformidade com normas

As normas contábeis, principalmente as internacionais, exigem a alocação adequada do preço pago em aquisições. O Laudo PPA garante que a empresa esteja em conformidade com tais regulamentos.

Determinação de ágio (Goodwill)

Após a alocação do preço de compra aos ativos e passivos tangíveis e intangíveis, qualquer valor residual é considerado como goodwill. Este é um ativo intangível que pode incluir o valor da marca, reputação ou a capacidade de gerar lucros futuros.

Base para decisões estratégicas

Com uma compreensão clara do valor dos ativos, os gestores podem tomar decisões mais informadas sobre venda, utilização ou investimento em determinados negócios.

Planejamento fiscal

A depreciação de ativos tangíveis e a amortização de intangíveis podem ter implicações fiscais. Se houver uma alocação correta do preço de compra, existem grandes chances de resultar em economias fiscais significativas.

Refinamento da estratégia de negócios

Compreendendo o valor dos ativos e sua contribuição para o total de uma aquisição, as empresas podem refinar suas estratégias para maximizar o retorno sobre os investimentos.

Atração de investidores

Uma representação precisa e transparente do valor dos ativos e passivos, pode passar a sensação de confiança em potenciais investidores ou outras partes interessadas.

Concluindo, o Laudo PPA é uma ferramenta essencial que ajuda as organizações em muitos fatores, desde a conformidade contábil até o planejamento estratégico e fiscal.

Aproveitamento Fiscal

O laudo de PPA é necessário para o aproveitamento fiscal do ágio s/ rentabilidade futura, devendo ser elaborado em até 13 meses após a data de aquisição das participações societárias, bem como arquivado na própria Receita Federal do Brasil e/ou de forma resumida em Cartório.

O que precisa conter em um laudo PPA?

Elaborar um laudo PPA, ou o laudo contábil, é uma tarefa que exige muita atenção a todos os detalhes. Esse documento, feito por algum profissional da área contábil ou financeira com experiência na avaliação de ativos, precisa ser abrangente e apresentar com os valores exatos dos ativos e passivos das empresas. Para que sua utilidade seja eficiente, é necessário conter certas informações. Listamos abaixo os componentes considerados essenciais que precisam estar presentes no laudo. 

  • Identificação das partes: informações completas sobre a empresa adquirente e a adquirida.
  • Objetivo do laudo: especificação do motivo da avaliação, como fusão, aquisição ou reestruturação.
  • Metodologia utilizada: descrição dos métodos e técnicas que serão utilizados na avaliação dos ativos e passivos.
  • Data de referência: data em que os valores são relevantes.
  • Listagem de ativos e passivos tangíveis: detalhamento de propriedades, equipamentos, estoques, entre outros.
  • Listagem de ativos intangíveis: identificação de marcas, patentes, goodwill, direitos autorais, etc.
  • Valorização de ativos tangíveis: estimativa de valores para cada ativo tangível listado.
  • Valorização de ativos intangíveis: estimativa de valores para cada ativo intangível listado.
  • Cálculo e Alocação do Ágio : diferença entre o preço de compra e o valor dos ativos tangíveis e intangíveis adquiridos.
  • Fontes de Informação: informar referências de onde os dados foram obtidos.
  • Assinatura e credenciais do avaliador: confirmação da autenticidade e competência do profissional que elaborou o laudo.

Ao ter a garantia que todos esses itens estejam incluídos, o laudo PPA será um documento com grande confiabilidade para ambas as partes envolvidas no negócio. 

Como é feita a determinação dos ativos no laudo?

Determinar corretamente o valor dos ativos no laudo é fundamental para esclarecer e apresentar a realidade financeira da empresa que foi adquirida. E para isso, alguns métodos são utilizados:

  • Avaliação a valor de mercado: esse método avalia os ativos com base no que eles valeriam se fossem vendidos em condições de mercado atuais. Por exemplo, quanto custaria um imóvel ou uma máquina semelhante no mercado atual?
  • Avaliação por renda: utilizado principalmente para ativos intangíveis, como patentes ou marcas, essa técnica estima o valor presente dos fluxos de caixa futuros que o ativo pode gerar.
  • Consultas com especialistas: em casos mais complexos, especialistas de determinados setores podem ser consultados para dar opiniões e avaliações sobre o valor de determinados ativos.

Essas técnicas e métodos compilados garantem que o valor dos ativos seja estipulado de maneira justa. 

O laudo PPA é obrigatório?

O laudo não é uma responsabilidade legal para qualquer empresa. Entretanto, o documento é obrigatório em algumas situações, principalmente para as corporações que estão sujeitas às normas contábeis internacionais, como por exemplo, o IFRS (International Financial Reporting Standards). 

Por outro lado, o laudo é recomendado em casos de fusões e aquisições. Quando uma companhia adquire outra e existe uma diferença entre o valor pago e o justo dos ativos e passivos, essa diferença precisa ser alocada. O Laudo PPA assegura essa alocação correta. Além disso, para fins de auditoria, transparência e planejamento tributário, a elaboração do laudo é altamente recomendada. Já para fins de aproveitamento fiscal do ágio, se torna obrigatório.

Sendo assim, mesmo que não seja algo obrigatório em todas as circunstâncias, é uma prática contábil prudente e essencial para muitas organizações.

Conte com especialistas para a elaboração do laudo PPA

Para sua empresa obter laudos eficientes que apresentem valores corretos e justos, é necessário que esse documento seja desenvolvido por profissionais com experiência e conhecimento a respeito de avaliação de ativos. Conte com os serviços da Muller & Prei, empresa com mais de 40 anos de experiência, credibilidade no mercado e reconhecida por desenvolver trabalhos de excelência no campo da consultoria e auditoria em todos os segmentos. 

A partir da expertise acumulada ao longo dos anos e com a utilização das mais modernas técnicas e ferramentas informatizadas, desenvolvemos laudos de para muitos tipos de avaliação, inclusive em situações de fusões e aquisições de empresas com geração de ágio. Além disso, temos experiência na elaboração de laudo de alocação do ágio. 

Então não perca mais tempo, garanta segurança e transparência à sua empresa. Entre em contato conosco e conheça os serviços que temos para o seu negócio prosperar. 

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