Os 7 tipos de Auditoria Independente para aumentar a competitividade da sua empresa
Melhorar a governança corporativa, analisar os balanços contábeis e proporcionar mais segurança aos investidores. Resumindo, esse é o papel da auditoria independente. Um trabalho essencial para fazer com que sua empresa tenha mais força no mercado.
O processo consiste na contratação de uma auditoria externa e isenta bem conceituada, que irá aplicar seus métodos para fazer a análise e produzir um relatório, tendo como base a atual situação de seu negócio.
Existem alguns tipos de auditorias independentes que podem avaliar as atividades de sua empresa, conferindo parâmetros em diferentes setores. Continue a leitura desse artigo que preparamos e saiba os tipos de auditoria independente e a sua importância para aumentar o nível de competitividade de seu negócio.
Qual o conceito de auditoria?
Antes de analisarmos os tipos de auditoria, é essencial você saber o que ela significa.
Trata-se de uma ferramenta composta por uma série de ações que tem o intuito de verificar se os procedimentos pelas empresas estão dentro da legislação.
As auditorias são variadas e são aplicadas em setores diferentes de uma organização, por diferentes profissionais, dependendo da área que for auditada.
A partir desse processo avaliativo sobre os processos, os auditores assumem o papel de assegurar a credibilidade e legalidade da empresa.
O que é auditoria independente?
A auditoria independente é uma atividade que consiste em analisar e levantar informações dos variados setores da empresa. Trata-se de um trabalho de organização e averiguação para deixar tudo dentro da lei, fazendo com que a companhia tenha mais credibilidade e competitividade no mercado.
Quem realiza esses processos são auditorias externas. O auditor independente precisa ter acesso aos números contábeis e outras informações patrimoniais e de tributação da empresa.
Ao fim de todas as análises, o auditor emite um relatório imparcial, expressando sua opinião sobre a situação da empresa. No documento também está apontando tudo o que deve ser corrigido e sofrer melhorias.
Um dos pontos mais importante do trabalho feito por auditorias independentes, é o fato da análise sempre ser isenta. Dessa forma, gestores podem enxergar pontos que estivessem ignorando. Até por isso, o relatório gerado pode servir de guia para gestores instruir suas equipes de trabalho.
Os parecer da auditoria independente
Como citamos anteriormente, após as análises os auditores emitem um parecer sobre aquilo que averiguaram. No entanto, não há apenas um tipo de parecer que pode ser feito pelos auditores.
Parecer sem ressalva: É aquele em que o auditor está convencido de todos os aspectos relevantes que foram avaliados. O auditor deve colocar essa informação de maneira bem clara no documento.
Parecer com ressalva: Nesse caso, o auditor conclui que os erros encontrados não representam algo grande, que possa causar prejuízos à empresa.
Parecer com abstenção de opinião: Esse documento é emitido quando o auditor não obteve comprovação necessária para fundamentar alguma opinião sobre as demonstrações contábeis da empresa.
Parecer adverso: O auditor irá emitir esse parecer quando chegar a conclusão de que as demonstrações contábeis da organização estão incorretas ou incompletas. Situação que pode acarretar prejuízos para a empresa.
O que é Auditoria externa?
A auditoria externa é o centro da auditoria independente. São os auditores independentes, de fora da organização, que fazem esse trabalho. Portanto, entender oq ue é auditoria externa também é fundamental.
Diferente da auditoria interna, realizada por um funcionário da própria empresa, com o objetivo a revisão dos controles internos, a externa é uma atividade que visa verificar a veracidade dos dados contábeis de uma empresa, sendo realizada por uma empresa especializada devidamente cadastrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Nessa análise realizada de maneira independente por um profissional sem nenhum vínculo com a empresa, será verificada a confiabilidade das informações de um determinado período.Em outras palavras, uma ferramenta que tem o objetivo de assegurar a veracidade das informações contábeis da organização.
Quais os tipos de auditorias independentes?
Agora que você já sabe o que significa auditoria independente e externa, separamos sete delas para você entender melhor.
Auditoria contábil
Essa ferramenta faz a averiguação de toda a parte financeira da empresa. Analisa todos os registros da área contábil. Importante dizer que a auditoria contábil pode ser realizada por um auditor interno ou externo.
Auditoria Fiscal Tributária
O objetivo dessa auditoria é manter o fluxo e o funcionamento da organização a partir de alterações nas normas da contabilidade, criação de um planejamento tributário entre outras funções. A auditoria tributária analisa os impostos citados acima, além de fazer a observação do preenchimento das guias de pagamento.
Auditoria Financeira
A auditoria financeira é encarregada de trabalhar com os valores . Ela garante que todos os registros de caixa, entradas e saídas estejam sempre em dia. Outra função é a aplicação de investimentos, buscando retorno e não prejuízo para a empresa.
Auditoria Ambiental
As leis brasileiras para assuntos ambientais estão cada vez mais rigorosas, principalmente para aquelas empresas que podem gerar mais poluição. Portanto, é essencial que as ações da companhia estejam dentro da legislação. A auditoria ambiental avalia itens como conformidade legal , sistemas de gestão, avaliação de desempenho, os sistemas de gestão utilizados, a cadeia produtiva e a responsabilização após acidentes.
Auditoria Operacional
Tem o intuito de avaliar os métodos adotados pela empresa, bem como suas rotinas e processos. O diagnóstico é sempre voltado para melhor a eficiência econômica e utilização de recursos.
Auditoria de Qualidade
Na auditoria de qualidade, é verificado se as ações estão em sintonia com as condutas que foram estabelecidas dentro da empresa. Também é verificado se a organização está de acordo com o conjunto de normas dos órgãos fiscalizadores.
Auditoria de Sistemas
Essa ferramenta avalia toda a eficiência de segurança das medidas e soluções tecnológicas adotadas pela empresa.
Agora que você sabe a importância das auditorias independentes para o crescimento de sua empresa, não perca tempo. Entre em contato conosco, fale com o nosso time de especialistas e conheça nossas soluções. A Muller e Prae possui vasta experiência com grandes empresas de variados setores.