Conheça as principais vantagens de contratar uma auditoria trabalhista
A maioria das empresas priorizam ter uma auditoria trabalhista justamente para que não tenham problemas futuros com a legislação trabalhista. São inúmeras as leis a serem cumpridas rigorosamente e por sofrerem alterações frequentemente, elas exigem muito investimento e tempo para acompanhar todas essas mudanças.
Então, para que se evite multas e condenações na justiça, a auditoria é extremamente necessária para evitar prejuízos, além de oferecer segurança jurídica à organização.
Mas antes de começarmos a falar sobre as vantagens de contratar uma auditoria trabalhista, precisamos entender de fato como funciona e para que serve. Sendo assim, a Muller & Prei elaborou esse artigo para você entender melhor sobre esse tema.
O que é auditoria trabalhista?
Digamos que você esteja com alguma irregularidade dentro da empresa, mas a sua demanda é tão grande, que está correndo riscos de negligenciar os direitos trabalhistas de seus funcionários. Já imaginou passar por essa situação?
Uma atitude dessa, mesmo que sem a intenção de manchar o nome e a reputação da empresa, pode gerar prejuízos muito altos e acabar comprometendo a saúde da corporação. Por isso, a auditoria trabalhista é uma excelente ferramenta para identificar potenciais riscos dentro da organização.
A auditoria visa prevenir problemas administrativos e jurídicos às questões trabalhistas. Com o objetivo de implementar medidas para melhorar o clima organizacional, a auditoria trabalha com a investigação e controle das rotinas diárias para detectar possíveis fragilidades nos procedimentos operacionais, minimizar ou eliminar obstáculos constatados e sugerir medidas, quando necessário, de acordo com as leis trabalhistas vigentes.
A finalidade deste recurso, consiste em um trabalho preventivo e de auto análise para um planejamento estratégico efetivo que auxilia a área de Recursos Humanos na busca da excelência e da execução de suas obrigações e processos organizacionais. Este serviço garante monitoramento de qualidade, tanto no atendimento das rotinas processuais quanto nas legais dentro das organizações.
O trabalho dos auditores tem como finalidade averiguar se a empresa está em cumprimento às normas legais. Com base na legislação trabalhista, são analisados os processos de:
- Folha de pagamento (horas extras, vale-refeição, vale-transporte, adicional noturno, banco de horas, férias, etc.)
- Admissão;
- Jornada e duração de trabalho;
- Processos de demissão;
- Adequação do contrato de trabalho;
- Terceirizações;
- Adoção de medidas que visem evitar e eliminar os riscos, inclusive com a implementação de políticas;
- Reclamatórias trabalhistas;
- Adequação às normas que regulam o meio ambiente de trabalho;
- Encargos sociais e previdenciários;
- Medidas preventivas em relação a acidentes.
Conheça 4 vantagens de contratar uma auditoria trabalhista
Ao contratar uma auditoria trabalhista, é possível trazer inúmeras vantagens e benefícios para empregados e empregadores dentro de uma empresa. Aqueles que investem na auditoria, trazem resultados positivos impactando diretamente na organização dos processos internos. Além disso, identifica pontos que possivelmente podem gerar riscos para a organização.
Dentre as vantagens da auditoria trabalhista, podemos destacar:
1. Criação de boas práticas
A partir da análise das documentações e da detecção das irregularidades, a auditoria promove ações benéficas para o desenvolvimento da organização, de acordo sempre com os comandos legais.
Com a implementação de novas práticas, conforme a legislação trabalhista, o auditor cria um mapeamento de ações, que passarão a ser exigidas a longo prazo, apontando e orientando melhorias para que evite problemas e passivo trabalhista.
2. Melhoria da imagem da empresa
No momento em que a empresa melhora a imagem no mercado, ela tende a crescer positivamente quando se preocupa com a legislação trabalhista.
A organização quando é bem vista, ganha confiança por parte de seus colaboradores, clientes e investidores. Também aumenta a credibilidade do negócio, além de se tornar um importante diferencial na área de atuação. Afinal, quando se age com transparência e respeito a todos, certamente será reconhecido por fazer bons negócios.
3. Estabelecimento de prioridades e planos de ações
A criação de um plano de ação bem definido, faz alavancar a produtividade da sua equipe e por consequência, o seu lucro.
A partir das demandas mais urgentes, a auditoria trabalhista estabelece planos para minimizar os riscos e não impactar negativamente em diversas esferas dentro da empresa.
Com a identificação de uma importante estratégia, irá estabelecer ações de qualidade e melhorias na rotina de trabalho.
4. Minimiza problemas com fiscalização
Devido à legislação trabalhista ser olhada com mais atenção trazendo transparências necessárias para eliminar as irregularidades, traz uma diminuição significativa de riscos que podem ser prejudiciais à reputação da empresa.
Diminui erros dentro da empresa e incentiva os funcionários a se alinharem com os valores da corporação e seguirem normas. Aumentando assim as chances de sucesso no processo como um todo..
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