Controles Internos e Auditoria Interna: o que os diferencia nas empresas
Os Controles internos e as auditorias internas são vitais para o sucesso de qualquer negócio e estão relacionados dentro do processo de gestão da empresa. Diante disso, muitas pessoas ainda confundem os dois sistemas de gestão. No entanto, possuem diferenças.
Por um lado, os controles internos servem para a implementação de regras e políticas, dentro de um plano de organização, para evitar riscos.Já a auditoria interna tem o papel de avaliar todos e garantir que os sistemas adotados pela empresa estão sendo seguidos de forma correta, dentro das leis também.
Ou seja, ambos são essenciais para o desenvolvimento mais saudável das organizações, possibilitando que tenham maior competitividade no atual mercado acirrado.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste conteúdo que preparamos. A partir dele, você vai entender as diferenças e a importância que cada uma das ferramentas tem para as organizações.
O que são controles internos e quais os seus objetivos?
Os controles internos de uma organização, de maneira geral, se caracterizam por serem mecanismos, normas, políticas e regras para garantir a segurança das informações contábeis e financeiras. São responsáveis por definirem medidas para evitar erros no processo operacional.
Portanto,se essas normas forem seguidas de forma eficiente, os controles internos também ajudam no melhor rendimento dos funcionários e eficácia nas operações.
Por exemplo, um funcionário pode ficar encarregado de monitorar a qualidade do trabalho que fique adequado aos padrões da organização. Outro colaborador pode monitorar o número de horas trabalhadas pelos integrantes de um determinado setor ou da equipe toda. Já outros podem utilizar os controles internos para garantir que os ativos estejam sendo usados da melhor forma .
Os procedimentos implementados têm os seguintes objetivos, entre tantos.
- Estabelecer responsabilidades
- Aumentar a eficiência do trabalho
- Proteger ativos
- Estabelecer procedimentos
- Evitar fraudes
- Otimizar as tarefas
O controle interno mais qualificado é aquele que garante a utilização dos recursos da empresa da melhor forma possível, evitando riscos por conta do mau uso desses ativos e aumentando a produtividade.
Auditoria interna e sua função
Se por um lado os controles internos são uma série de regras para assegurar o patrimônio da empresa, a auditoria interna assume o papel de fiscalizadora desses processos. É uma ferramenta de gestão que verifica se os controles organizacionais adotados são ideais para a empresa e se estão sendo cumpridos corretamente.
É aplicada por um auditor interno, que faz a avaliação de aspectos relevantes para a melhoria dos processos realizados dentro da organização. Essa análise é feita em praticamente todos os setores da empresa.
Sendo assim, a auditoria interna assume um papel importante,no intuito de auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. Pode, assim, minimizar os erros e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.
De forma mais claro, os objetivos da auditoria interna são:
- Combater fraudes e irregularidades
- Examinar a eficácia dos controles internos
- Analisar os dados financeiros das empresas
- Preparação dos programas de trabalho
Controles internos e auditoria interna são complementares
Embora possam existir algumas semelhanças, controles internos e auditoria interna seus enfoques são diferentes. No entanto, os dois sistemas não entram em conflito e no final, seus objetivos são guiados para a contribuição de uma liderança mais eficiente.
Esse trabalho de complemento é de extrema importância. A auditoria interna, como citamos antes, ajuda as lideranças a enxergarem o macro e tomarem as decisões de maneira mais assertiva. Por outro lado, para evitar e corrigir erros , fraudes e falhas que podem causar grandes prejuízos futuros, é necessário alguns controles internos.
Os tipos de controles internos
Cada organização, diante de suas ferramentas e concepções, determina quais políticas organizacionais serão adotadas para servirem de regras a serem seguidas. Entretanto, existem alguns tipos de controles internos tidos como básicos em qualquer empresa, independente de suas condições. Vamos a eles!
Controles contábeis:
Ajudam na prevenção e redução de situações causadas por fraudes e roubos dentro da empresa.
Controles administrativos:
Esse controle serve para a organização das informações administrativas da empresa.
Controle de Recursos Humanos:
Aqui a intenção é reduzir o máximo de erros possível em contratações e capacitando a equipe, para gerar mais economia.
Tipos de auditoria interna
Dentro da auditoria interna também existem alguns tipos ou ramos, para proporcionar mais capacidade de desenvolvimento da organização. Acompanhe alguns.
Auditoria contábil:
Faz uma análise criteriosa de toda a documentação financeira da empresa, garantindo que todos esses processos estão dentro das leis.
Auditoria de gestão:
Esse tipo de auditoria analisa como está o desempenho dos gestores, se estão utilizando os recursos disponíveis corretamente.
Auditoria de qualidade:
Verifica se os processos adotados pela empresa estão de acordo com as condutas da própria e com as normas de qualidade estabelecidas por lei.
Para saber ainda mais sobre os tipos de auditoria e controles internos, acesse esse artigo em que abordamos mais essa questão detalhadamente.
Diferença entre controles internos e compliance
Essa também é uma questão que muitas vezes acaba causando certa confusão, por isso vale a pena explicar um pouco sobre o que difere os dois termos.
Como você pôde perceber em tópicos anteriores, os controles internos são regras determinadas pela empresa com o objetivo de proteger o patrimônio, gerar mais produtividade e ,assim, fazer com que a companhia atinja suas metas.
Já o compliance tem a função de trabalhar essas normas instituídas. Desenvolve essa tarefa em treinamentos aplicados aos colaboradores, em procedimentos de rotina e no trabalho de conscientização dessas regras.
Com base em todas essas informações, podemos concluir que controles internos e auditoria interna possuem diferenças claras. Enquanto os controles internos compreendem um plano de organização a partir de métodos e normas a serem seguidas, a auditoria verifica se essas regras estão realmente sendo seguidas e aponta melhorias nos processos.
No entanto, os dois sistemas são complementares e fundamentais para o crescimento das empresas, evitando muitas situações que podem ocasionar grandes prejuízos para a sua empresa.
E então, que tal implementar controles internos e auditoria interna em sua empresa e torná-la mais competitiva ? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio.
A Muller & Prei tem experiência comprovada, fornecendo serviços de auditoria e consultoria para grandes empresas de diversos segmentos.