AUDITORIA FISCAL: ENTENDA SUAS FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS
Para deixar sua empresa mais competitiva no mercado, prevenindo divergências, e tornando-a regularizada diante da legislação atual, é fundamental realizar uma auditoria fiscal. Ela permite um desenvolvimento mais saudável das organizações, independente do porte e segmento.
Algumas companhias ainda ignoram essa ferramenta, até mesmo por não entenderem como aplicá-la de modo eficiente, pois para isso é preciso seguir etapas e cumprir algumas regras. Uma tarefa nada fácil, principalmente para as pessoas que não possuem conhecimento técnico no campo da auditoria.
Neste artigo que preparamos, você vai compreender a relevância da auditoria fiscal e saber seis dicas para executá-la de maneira correta. Continue a leitura.
O que é auditoria fiscal?
A auditoria fiscal, é o processo que tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação tributária da empresa . Ela permite que o empresário consiga enxergar processos internos com mais clareza, apontando inconsistências que podem causar sérios prejuízos a médio e longo prazo.
É passar um pente fino na parte tributária e saber se está tudo de acordo com as normas vigentes. Em outras palavras, entender se todos os impostos estão sendo apurados e pagos corretamente
A importância da auditoria fiscal
Como dito anteriormente, a auditoria fiscal garante transparência e segurança para as empresas e permite que o gestor tenha maior controle de processos internos envolvendo a parte financeira.
Obtendo essas informações de forma clara, a tomada de decisão se torna mais segura e os negócios mais assertivos.
Outro fator de destaque da auditoria fiscal é o monitoramento que evita pagamentos em atrasos ou informações prestadas fora da norma vigente.
Nesse sentido, cabe mencionar a importância das informações prestadas via obrigações acessórias para a administração tributária, E isso seja no âmbito federal, estadual ou municipal, as quais são objeto de confronto/cruzamentos internos por parte das autoridades fiscais suscetíveis a lavratura de auto de infração por incorreções ou omissões.
Promovendo assim a identificação de possíveis riscos fiscais e antecipando a sua regularização, antes de qualquer procedimento por parte das autoridades fiscais Com isso, sérios problemas fiscais que acarretam multas de altos custos são evitados.
Além disso, com a auditoria fiscal é possível identificar se foram pagos tributos indevidamente, ou ainda se há créditos tributários a serem restituídos ou compensados pela organização.